A aproximadamente cada 2 anos e 3 meses, Saturno caminha para um novo signo. Isso aconteceu esse ano, no dia 22/03, quando ele saiu de Capricórnio e entrou em Aquário. Mas no dia 11/05, esse planeta iniciou seu movimento Retrógrado e desde o dia 01/07, teremos o retorno de Saturno ao seu domicílio em Capricórnio até o dia 17/12, quando retornará para o signo de Aquário e ali ficará pelos próximos 2 anos.
Saturno é o mestre que nos ensina a respeitar os nossos limites e conhecer nossos potenciais de forma racional e verdadeira, sem as maquiagens das nossas expectativas e achismos. E quando se encontra sob a influência de Capricórnio, se sente mais confortável para se manifestar de forma profunda e bem pragmática.
É também um planeta lento, que conversa sobre a evolução gradativa conquistada por intermédio das lições que se aprende com a vida, mantendo a firmeza e persistência como base enquanto reconhece os próprios limites e trabalha com aquilo que está a sua disposição de um jeito prático.
Estando em Capricórnio, Saturno encoraja a construção de bases sólidas contando com análises claras dos pontos positivos e negativos de cada escolha, e se antecipando em relação aos imprevistos dentro do famoso possível. Tudo isso para que se edifique os verdadeiros desejos do coração, correndo menos riscos e tendo mais certeza do sucesso no final da jornada.
Isso significa que as influências desse aspecto astrológico em nós, gira principalmente em torno da noção de que tudo demanda um tempo para acontecer e que, durante esse período de espera, é necessário se firmar, proteger, e planejar ao máximo, enquanto trabalha com seus próprios medos e limitações.
Por estar em seu movimento retrógrado, é bom tirar esse período para reavaliar também os relacionamentos que se mantém vivos a nossa volta, as metas a longo prazo que se deseja alcançar e reaver as lições que vieram com as adversidades do passado.
Essas análises não devem acontecer apenas no íntimo do nosso ser, mas também na esfera social. É claro que as mudanças precisam acontecer primeiro dentro para refletir fora, mas as coisas podem e devem ser trabalhadas em concomitância, principalmente porque esse é o momento final do ciclo de Saturno em Capricórnio.
Todas as construções internas que deveriam ser trabalhadas no indivíduo seguindo as lições e influências de Saturno em Capricórnio estão agora sendo atualizadas para receberem as energias criativas e inovadoras de Aquário. Por tanto, os efeitos desse aspecto agora estão muito mais visíveis e podem trazer uma grande experiência de conversão coletiva para quebrar padrões antigos e evoluir para o novo necessário.
As influências caminham para uma polarização de ideais cada vez maior que vai, um em busca da manutenção daquilo que se tem como normal pelo medo de perder a estabilidade adquirida com o tempo de maturação do passado, e a outra em busca das quebras de paradigmas e dogmas limitadores que impedem a evolução real proporcionada pelas mudanças que precisam acontecer em nível global.
É como se acendessem as luzes de um quarto onde estão expostas todas as verdades, potências e imperfeições de ambos os pólos e não fosse mais possível fechar os olhos para todas essas características.
Cabe a cada um de nós decidir para que lado vamos caminhar e qual será a verdade que iremos abraçar. É entender que essa verdade tem limitações e que elas devem ser respeitadas e trabalhadas com o tempo, não de uma vez só. E, para além disso, é entender também que a conquista pela liberdade e criatividade está diretamente ligada com a decisão de respeitar essas limitações da escolha que se faz.
Agende sua consulta comigo – Astrologia, Tarot & Numerologia: Tudo online!
Acompanhe também pelo meu Instagram – @papisa_
Acompanhe o Horóscopo Mensal: