Podemos separar o mês de Dezembro em três atos.

No primeiro, uma lufada de ar quente vai nos cobrir com coragem, otimismo e possíveis atritos quando os interesses se chocarem. Estaremos sob a Lunação de Sagitário em um momento precioso de fé mais ampla, favorecendo mais os signos de Fogo (Áries, Leão, Sagitário).

No segundo, a partir do dia 10, o clima estará mais denso e pé-no-chão. Com a passagem de Mercúrio e Vênus para Capricórnio, haverá uma tendência de que as comunicações e os afetos fiquem cheios de uma maior praticidade. Responsabilidades compartilhadas poderão também se tornar temas neste período.

No último, a partir do dia 23, a Lunação de Capricórnio se estabelecerá, demarcando o ponto mais forte do ano para firmar desejos e projetos de longa duração. Sabe aquela mistura de retrospectiva do ano com planos para 2023? Será esse o momento, favorecendo mais os signos de Terra (Capricórnio, Touro, Virgem). 

Júpiter voltará para Áries no final do mês, fechando a temporada altamente sensível e cheio de rompantes emocionais dos últimos meses.

Entraremos no próximo ano com desejos de conquista e avanços rápidos.

Busque ler não só o seu signo solar como também o Ascendente. Para quem for fazer aniversário no período, aconselhamos uma leitura oracular completa com alguém que compreende as técnicas astrológicas em profundidade. 

O mês começa com chamas acesas e possíveis comemorações de fechamentos de ano, especialmente por conta do Céu ainda sagitariano. Aproveite que a criatividade seguirá em alta também. Bom momento para acreditar nos projetos para o próximo ano. Encontre pessoas, faça alianças. É hora de encontrar também caminhos para se comprometer com outras pessoas.

Mais para o meio do mês, o clima fica mais denso e uma atenção a mais na saúde será necessária. Pode ser que os excessos de fim de ano tenham que ser um pouco balanceados. Ainda assim, o clima seguirá festivo, especialmente nos últimos dias do ano. Siga acreditando nos tempos e nas suas iniciativas. Aproveite.

Texto por Bruno Ueno

Art da capa por Dapenha