POR UM AFETO COM ATENÇÃO

A Vênus entrou em Virgem no dia 05/09, antes do raiar do dia. Abandonando o signo de Leão, será a hora de soltar as convicções e verdades sobre os afetos. A coroa que ostenta brilho e orgulho enferrujou. E deu lugar ao ambíguo espaço das minúcias. Amar é ver poética em se deixar estar – procurando não estar. Até 29.09, precisaremos colocar o afeto em palavras, por mais que elas transbordem dos nossos pequenos cadernos.

Vênus em Virgem “serve” ao amor. Com a atenção às palavras, aos cuidados e ao crescimento mútuo. Tal qual o cenário do fim de um Verão, costura a própria manta que cobrirão os corpos no clima frio. Organiza a colheita recente para que não falte nos dias de privação e dureza. Trata de compor um relato sobre os dias solares para que o espírito não se perca só nas oportunidades do presente. Logo, prefere a praticidade do que a fantasia sem fundamento. E, nisso, pode soar pragmática e pontual. Até demais. E essa é a beleza. Pois é o que falta em tantas outras pessoas. 

O Céu revela que jamais conseguiremos compor um “Todo” em nós. Precisamos de “Outros”. Para nos apontar que o amor não precisa ser só uma questão de devaneio e esperança. Mas também de como construímos esse afeto diariamente com atitudes. Em pequenos gestos, palavras e olhares. 

Ao mesmo passo, é preciso cuidar para não se perder do lado oceânico do amor. 

Só assim seguiremos.

  • Texto por Bruno Ueno