Desde o dia 7, Saturno iniciou sua caminhada por Peixes, onde permanece até 2026! Esse trânsito afeta intensamente todos os signos do Zodíaco nos próximos anos. 

O principal tema é espiritualidade. Mas o que exatamente podemos definir como espiritual? Tudo o que envolve a sensibilidade. Imaginação, criatividade, intuição, compaixão e empatia são territórios espirituais, que são ativados a partir do contato com o invisível, com o que não se pode explicar, nem sistematizar.

Quando Saturno passa por esse território, o que ele faz é plantar responsabilidade nessa área tão sensível. Uma contradição extremamente necessária para que a espiritualidade não se torne uma abstração, mas se coloque como prática, orientando nossas ações diante da vida. 

Durante esse período seremos testados tanto em nossa capacidade de auxiliar o próximo, quanto na honestidade necessária para impor limites. A criatividade está viva e fértil, mas pode vir acompanhada de muita insegurança. Esse trânsito ensina que é necessário lidar com o mundo material para colocar em prática nossos sonhos. As fantasias precisão de uma dose de realidade para que não morram no silêncio da vontade inalcançável, sob medo dos julgamentos. 

Saturno em Peixes também revela falsos gurus, ideologias frágeis e relações de poder encobertas pelo manto dos dogmas. O melhor caminho para não deixar a máscara cair é revelar logo ao mundo o que ela esconde.

– Texto por Paula Mariá Riemer