CANIVETE SUÍÇO

Sim, é quarta-feira, dia de Mercúrio. E ele já está em Gêmeos faz uma cota. Só estamos falando dele agora por um motivo simples: ele vai retrogradar. A gente começa a falar do dito cujo. E logo ele vai dar o “bode”. Ainda assim, vale alguns breves comentários.

Se pudesse dar uma profissão para Mercúrio em Gêmeos seria: “jornalista”. Lembro que as pessoas que conheci que trabalhavam na área conseguiam versar sobre diferentes assuntos e lugares. Coisa de doido. E a doideira tem algo de genial. Pois falar de futebol, geopolítica, ecopolítica, novela, gastronomia e até um misticismo, não é para qualquer pessoa. Sei que tem jornalistas mais específicos. Ainda assim, esse romantismo é para alinhar à poética do signo que veste a versatilidade dos papéis diversos de Meryl Streep e da escrita inventiva de George Orwell.

Aliás, lembro quando assistia a série “House”, tinha um fascínio pelo ator, Hugh Laurie. “Meu Deus, esse é o pai do Stuart Little?”. Não bastasse, episódios vão mostrando outras proezas. Canta. Toca piano. E guitarra. Capaz! Músicos como Matthew Bellamy (Muse), também carregam Mercúrio em Gêmeos. E aí, fica aquele negócio, “canta, dança, toca”. Como pode? Isso que nem falei de Bob Dylan.

Mercúrio em Gêmeos é a curiosidade encarnada. O vento que vai levando palavras, canções, atuações e trambiques variados. Tudo pelo desejo de “saber mais”. E “brincar com isso”. Tornar a vida um grande playground de conhecimentos. Não raro, a gente vê quem carrega Mercúrio-Gêmeos fazendo cursos um tanto díspares entre si. “Oxe, maquiagem, magia e mecânica de carro.”. Tá bem.

Mercúrio retrograda no dia 10. Não vai conseguir nem terminar a primeira piada do período. Deseja retornar em Touro. Algo ficou para trás (lembram do texto da Lua Nova e do eclipse?). Até lá, aproveite o rompante das curiosidades.

Texto por Bruno Ueno