
Até o dia 3 de Novembro, o movimento de Saturno em relação à Terra está mais lento que o normal. O planeta patriarca do Zodíaco – severo, rígido e incomplacente – começou em 2023 seu trânsito pelo suave signo de Peixes e agora mostra sua face mais desafiadora.
O trânsito por Peixes trabalha questões do inconsciente – medos, fantasias, projeções – que podem aparecer nas atitudes cotidianas e nos grandes projetos de vida também. A retrogradação pede por uma vigilância ainda maior de si na hora de perceber a atuação do inconsciente, para que tudo o que passar por nós possa ser revisto e integrado de forma consciente em nossa vida.
Em outras palavras, é momento de trabalhar os sonhos por uma via mais prática. Assumir os desejos escondidos. Admitir as falhas, neuroses e projeções que fazemos nas relações íntimas. Autoconhecimento é um caminho sem fim, que precisa ser sempre atualizado e Saturno abre uma nova via a ser percorrida nesse sentido.
Fugir de si, projetando as próprias angústias no outro, nos trouxe até aqui, mas não vai nos levar adiante. O céu dos próximos meses bate o relógio na Hora de assumir o que a maturidade te trouxe e começar a viver essa verdade.
- Texto por Paula Mariá Riemer