As asas nos pés desaceleraram recentemente. Talvez você tenha sentido seus efeitos. Negócios que começaram a desandar um pouco. Palavras que não vinham à mente. Trocas que pareciam não se encaixara direito. Mercúrio adoeceu. E começará a andar para trás. Até 02.10, um trajeto que amplifica possíveis ruídos na comunicação. 

Nem sempre a retrogradação traz questões do passado. Mas é costumeiro que a gente entenda o clima do momento e passe a revisar um pouco mais as atitudes. Especialmente as mais recentes! 

Mercúrio nunca retrograda à toa na poética celeste. Retornará para Virgem, seu espaço de maior potência. Para que? Júpiter e Saturno já estão retrogradando faz um tempo. E Marte está começando a diminuir a velocidade. Mais além, o guerreiro também retrogradará. Parece que certas mensagens precisam se atrasar para que o contexto certo se encaixe.

Tem mudanças em curso? Sim. Só que será que avaliamos bem os trajetos? Por vezes, decidimos encruzilhadas longínquas antes da hora. Ao nos depararmos com o cenário real, tudo muda. E pode ser que decidamos, repentinamente, em fazer o contrário do que imaginávamos. Ou, até, não fazer nada.

Nas próximas semanas, o melhor a fazer é se desprender das convicções. Deixe suas verdades flutuando um pouco. Não se trata de desapego. Mas de permitir que os apegos se movimentem um pouco. Até o final do ano, tem muito ano ainda. E os ruídos poderão se mostrar não só como distorções de uma escolha. Mas como o próprio desejo se manifestando. Em dúvida, ambivalência e confusão.

  • Texto por Bruno Ueno