MARTE 3 EM 1

O canivete suíço seria o exemplo mais clássico. Mas são muitos os similares a Marte em Gêmeos. O shampoo que limpa, condiciona e fortalece. A casquinha de sorvete com dois sabores. A caneta de quatro cores.  A faca que serve para tudo. E o meu preferido: brinquedos infantis que tem uma mesma base. Mas com pequenos ajustes vão se tornando outros brinquedos. 

É limitante atribuir à Marte apenas a função de guerra. Ainda assim, aproveitando a deixa, o deboche sempre me soou como um atributo marcial-mercurial. Palavras afiadas. Mas tem outra faceta sobre o simbolismo. Marte, o deus, era responsável pelas forjas, logo, pela manufatura das espadas. A tecnologia acaba por ser também um atributo do planeta. 

Marte em Gêmeos é sobre versatilidade no uso das ferramentas.

Já reparou nos diferentes papéis que as nativas Meryl Streep, Sandra Bullock e Kate Winslet tiveram ao longo da vida? Comédia, drama, ação, horror? Também lembra que Antoine de Saint-Exupery não era apenas um exímio piloto de aviões, mas também o escritor de “O Pequeno Príncipe”? E ainda tem Jimmy Page, outro nativo que não quis ficar trocando de instrumentos no meio da música. Ficou popularizado ao vivo em “Stairway to Heaven” por usar uma guitarra híbrida com dois braços distintos. 

Se isso não for suficiente para sacar qual é a de Marte em Gêmeos, abra os olhos para os corres, as disputas e as tensões até 25 de Março de 2023.

2023? Pois é. Ele vai avançar. Retrogradar. E avançar. Quando alcançar Câncer, Saturno já estará em Peixes. Seremos outra coisa nessa época, como uma lâmina a ser afiada e amolada. E espero que mais adaptáveis e versáteis.

  • Texto por Bruno Ueno