Sabia que Saturno está prestes a andar trás? “Essa não?!”. Não é motivo de pânico, por enquanto. Mas vale a pena escrever uma nota a ser rememorada mais além.
art por @shalackpokey – reprodução do instagram
A partir da visão que temos da Terra, o planeta Saturno é o que parece se mover de forma mais vagarosa. Para se ter noção, ele só volta ao movimento direto próximo do dia 23.10, quase cinco meses depois. Neste período, grandes dilemas sociais se encontrarão em possível “suspensão” ou em movimento mais “errático” que o costumeiro. Saturno trata de assuntos densos e que levam tempo para se estruturar. Estados e constituições, pandemias, princípios humanitários (ou planetários, melhor dizendo) e a relação das pessoas com o luto, o trauma, a pobreza, a morte e outras tantas restrições (licença “good vibers”, pela Astrologia mais tradicional não tem como falar de Saturno sem “pesar o clima”).
art por @shalackpokey – reprodução do instagram
Estando retrógrado, acredito que as relações de poder, especialmente as do campo político e identitário, poderão entrar num período mais intenso de controvérsias. Temores quanto à instabilidade das instituições ou da saúde pública ou do planeta. É coisa séria sim. E ainda que não creia que seja motivo de pânico imediato, são temas que estavam sendo encaminhados, mas que precisam ser revistos em alguma medida. A nível pessoal, a afetação maior será com quem carrega o próprio Saturno em Aquário ou muitos planetas neste signo ou em Leão (o seu oposto). Ainda assim, dependerá muito se você estiver “ativando” mais este planeta no período, coisa que só um bom atendimento astrológico deixa mais claro.
De resto, precisamos olhar com mais atenção os assuntos postos. Saturno retorna ao movimento direto quando o Sol e a Vênus adentrarem em Escorpião. Certas estruturas devem ser mantidas ou reformadas ou revolucionadas com conflitos declarados. E não com falsas harmonias. Esse será o tom para os próximos meses.
Texto por Bruno Ueno