Apertem os cintos – ou percebam os que já estão apertados – porque 2023 vai começar! O novo ano bate à porta trazendo a temida Dependurada como sua regente e revela as amarras que nos prendem, antes mesmo que possamos começar a caminhar.

Mas antes de falar dela, vamos falar de nós! Fazer uma tiragem com a pretensão de definir uma só Arcana para representar 365 dias do ano é coisa de cartomante ousada e confiante o bastante pra entregar nas mãos do baralho a função de elucidar um ano todo, de uma só vez.  

E, embora nunca desaponte, é típico do Tarot brincar com nossos pensamentos, oferecendo suas imagens para despertar a memória intuitiva, jogando a pergunta de volta: Quando você olha para essa carta, o que vê? Tortura, dor, sofrimento, brincadeira de criança, invertida, estrelinha, talvez até uma bailarina? Tudo é possível para quem enxerga além da imagem estática, lembrando que a vida é movimento.

Essa é uma das principais mensagens dessa carta: Coragem para ver além. Sem pressa, a Dependurada pousa seu olhar sobre cada detalhe da paisagem. Ela sabe que sem uma observação criteriosa nunca vai conseguir traçar seu plano de liberdade, então observa. O ambiente que a cerca, o futuro que a espera, o passado que a levou até lá e, principalmente, observa com atenção o momento presente. 

Como Arcana regente de 2023, essa carta convida a ver a vida de ponta-cabeça, porque muitas vezes faz mais sentido do que do jeito “certo”. O que é certo? Correr para atingir metas de superação, que superam os limites da saúde física e mental, até a exaustão? Esforçar-se desumanamente para criar laços, que tornam-se nós e aprisionam a beleza da própria humanidade? Que força é essa que tanto queremos demonstrar a todo mundo ao redor, mas nos enfraquece?

Ela é todo movimento que acontece na pausa. É a reflexão inevitável sobre os desejos e suas potências, sobre as escolhas e suas consequências. A Dependurada abre as estradas da alma para uma caminhada profunda, que começa agora. Não tenha medo de andar.

  • Texto por Paula Mariá Riemer